Nutrição pelas cores: Comida colorida é mais saudável?

Você já ouviu falar da nutrição pelas cores? Se você não conhece esse termo, talvez conheça a ideia de que um prato mais colorido é mais saudável, não é verdade? Esse é um conceito bem espalhado pela sabedoria popular e também é recomendada por nutricionistas. Mas como isso funciona? E como pode ajudar na sua alimentação do dia a dia? Nesse post vamos te explicar como funciona a nutrição pelas cores.

 

Como funciona a nutrição pelas cores:

Uma alimentação saudável deve abusar da diversidade. Isso porque a melhor maneira de garantir o aporte de diferentes nutrientes é variar suas fontes.

A nutrição pelas cores é um conceito que utiliza a variação de cores dos alimentos para facilitar o entendimento de seu valor nutricional. Como? As cores dos alimentos estão ligadas aos nutrientes que cada grupo possui. Então, seguindo a nutrição pelas cores você sempre terá um prato bem balanceado. Veja abaixo o que cada cor representa da nutrição pelas cores:

 

Verde

Os alimentos verdes são grande fonte de ferro e fósforo, além de terem uma excelente carga nutritiva. É essencial para uma boa estruturação sanguínea, que combatem a desnutrição e anemia, além de diminuir a sensação de cansaço no dia a dia.

Exemplos: Abobrinha, abacate, couve e outras folhas verdes.

Vermelho

Os alimentos de coloração vermelha possuem vitaminas C, A e do complexo B e sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio. Mas o principal nutriente desse grupo é o licopeno: é um antioxidante que combate o envelhecimento e protege o coração.

Exemplos: Tomate, pimentão e morangos.

Amarelo

Na nutrição das cores, os alimentos de poupa amarela são aqueles que estão associados ao aumento da imunidade, principalmente devido à vitamina C. Esse grupo também dispõe de antioxidantes que ajudam na resistência dos ossos e vasos sanguíneos, além de substâncias que facilitam na digestão.

Exemplos: maracujá, abacaxi e laranja.

Laranja

A substância responsável pela cor laranja de algumas verduras e frutas é o betacaroteno, que também tem uma função antioxidante. Bom funcionamento da visão, o vigor da pele, a força de cabelos e unhas e a prevenção de infecções.

Exemplos: cenoura, laranja, abóbora e mamão.

Branco

Os alimentos brancos são ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são essenciais para saúde dos ossos, regulação da função cardíaca e funcionamento muscular e nervoso. Alimentos desse grupo garantem um melhor desempenho no dia a dia, evitando dores musculares e aliviando o estresse.

Exemplos: Batatas, arroz, cogumelos, leites e derivados.

Roxo

Os alimentos desse grupo são ricos em ácido elágico. É uma substância importantíssima, principalmente retardar o envelhecimento e agir contra células cancerígenas.

Exemplos: beterraba, ameixa e uva.

Marrom

É o grupo das fibras. Os alimentos marrons são ricos em fibras, vitamina E e vitaminas do complexo B. Esses elementos melhoram a função intestinal e previnem doenças crônicas, como Alzheimer. Os alimentos desse grupo também têm substâncias antidepressivas e de combate a ansiedade.

Exemplos: cereais integrais no geral.

 

Então sempre que você for montar seu prato, lembre-se: quanto maior o número de cores no seu prato, mais bem balanceado ele será.

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Essas foram nossas dicas para manter uma alimentação saudável com a rotina corrida.