Dieta Vs Reeducação Alimentar: conheça as diferenças

Algumas pessoas optam por reeducação alimentar, outras por dietas. Mas, afinal de contas, você sabe quais as principais diferenças entre esses dois modelos de emagrecimento? Mais do que isso, sabe o que é melhor para você e seu organismo?

Hoje a gente te explica tudo sobre isso, continue com a leitura!

O que é dieta?

Estamos acostumados com o uso da palavra “dieta” e sabemos que ela está diretamente associada a rápida redução calórica.

Pois é exatamente isso: você faz a menor ingestão de alimentos ao longo do dia, por um curto ou longo período de tempo, garantindo emagrecimento abrupto.

Além disso, as dietas são, geralmente, a primeira solução que muitas pessoas encontram para perderem peso, especialmente aquelas que querem emagrecer de maneira mais rápida.

Como é um procedimento muito procurado, existe uma variedade muito ampla de dietas: vão desde as mais malucas e improváveis, até as mais adequadas e “aceitáveis”.

No entanto, há um grande problema nesses procedimentos de emagrecimento: o famoso efeito sanfona. Se não se apropriar de hábitos saudáveis, você rapidamente pode recuperar todo o peso da mesma forma que perdeu: em um curto período de tempo.

Mesmo com esse ponto negativo, as dietas são sempre as mais procuradas e adotadas por pessoas de todas as idades que buscam rápido emagrecimento.

O que é Reeducação Alimentar?

Enquanto fazendo dieta você corre o grande risco de recuperar todos os quilos que perdeu, na reeducação alimentar isso é pouco provável.

Isso porque você adaptará seu cérebro e o ensinará a se alimentar melhor, garantindo que você coma de tudo nas porções adequadas.

Ao invés de manter seu foco na quantidade de alimentos que você ingere, você focará na qualidade da sua alimentação diária.

Em dietas, por exemplo, muitos carboidratos, vitaminas e proteínas ideais ao corpo são cortadas, para garantir rápida eliminação calórica.

Acontece que essas substâncias são essenciais para o organismo e precisam estar presentes no seu cardápio.

Se você educar seu organismo a consumir tais substâncias em menores quantidade (e de forma adequada), você garantirá a perda de peso de forma progressiva e saudável.

E o melhor da reeducação alimentar é que você pode comer de tudo, mas de forma adequada e nos momentos propícios.

É importante frisar que a reeducação alimentar é algo que precisa ser praticado todos os dias, sem exceção. Se você acredita que terá dificuldade em manter uma alimentação saudável por questões como sua rotina, recomendamos a leitura desse artigo.

Dieta ou Reeducação alimentar: o que é melhor?

A melhor forma de emagrecer, de forma saudável e definitiva, é com a prática da reeducação alimentar.

Seu corpo precisa de fibras, carboidratos, proteínas, gorduras e inúmeras outras substancias que são eliminadas no cardápio de uma dieta, mas mantidos na reeducação alimentar.

E essa já é uma baita razão para você reeducar seu cérebro e seu cardápio.

Mas, mais do que isso, a reeducação alimentar faz com que você não sofra com o efeito sanfona. Você manterá o emagrecimento progressivo e garantirá um organismo cheio de energia, em perfeito funcionamento.

É claro que em dietas os efeitos do emagrecimento são mais rapidamente perceptíveis. É nesse momento que você precisa colocar na balança: o que vale mais a pena, a perda de peso abrupta e com alta chance de retorno, ou o emagrecimento saudável e permanente?

Uma dica interessante, caso você precise perder peso rapidamente e está em dúvida sobre qual tratamento seguir, é iniciar uma dieta (adequada e saudável) e, assim que chegar no peso adequado, garantir que você reeduque sua alimentação.

É um processo um pouco mais difícil, mas possível. Tudo o que basta é o seu desejo, persistência e acima de tudo, paciência.

Quer começar uma reeducação alimentar, mas não tem tempo para programar refeições saudáveis? Com a CoziBag você cozinha pratos completos em pouquíssimos minutos!

E o melhor: graças ao menor tempo de exposição ao calor, preparar alimentos na CoziBag preserva em até 84% mais do que comparado ao preparo no fogão tradicional.

Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios da CoziBag!