Como fazer uma boa alimentação pré treino e pós treino?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os frequentadores de academias, crossfit ou praticantes de quaisquer atividades físicas. O que comer antes e depois dos treinos? A verdade é que a alimentação influencia muito no desempenho e nos resultados dos treinamentos. Então o que comer em cada momento? Veja abaixo!

A importância da alimentação pré treino e pós treino

A alimentação tem um papel crucial no seu desempenho na academia. Seja para perder peso ou ganhar massa muscular, é necessário ficar atento com o que você come e deixa de comer no pré treino e pós treino. A alimentação balanceada, focada no pré treino e pós treino, vão garantir melhores resultados, proteger seu corpo de desgastes e te manter “no pique” para continuar o treinamento no dia seguinte. Veja as dicas de alimentação pré treino e pós treino.

 

Pré treino:

A refeição pré treino serve para manter os níveis de glicose na normalidade durante o treino, para que não ocorra hipoglicemia, você não se sinta fatigado e tenha um bom rendimento durante a atividade.

o que comer?

Carboidratos de fácil digestão: como batata-doce e mandioca, por exemplo, além de frutas.

Proteínas: pode comer proteínas magras a vontade, como ovos, atum e peitos de frango.

Água: beba muita água!

o que NÃO comer?

Fibras: as fibras atrapalham na absorção da energia dos carboidratos, por isso, alimentos como pães e outros ricos em fibras devem ser evitados agora.

Gorduras em excesso: Evite óleos, azeites e manteigas antes do treino. Também não recomendamos frituras em geral.

Quando comer:

O ideal é se alimentar com pelo menos uma hora de antecedência, para que todos os nutrientes dos alimentos já tenham sido absorvidos na hora dos exercícios.

Pós treino:

A alimentação pós treino é fundamental, pois ajuda na recuperação do organismo e nos estoques de energia, e a garantia de que não se perca massa muscular para a reposição de energia.

o que comer?

Proteínas: Em mais volume do que no pré treino. Pode comer vários tipos de carnes, iogurtes de baixo teor de gordura e leguminosas. Suplementos como Whey Protein também são bastante úteis.

Carboidratos: No caso de sessões muito intensas de exercícios, é importante comer também carboidratos como batata, batata-doce.

Água: água faz bem tanto antes quanto depois. Mas aqui é crucial para garantir a reidratação.

o que NÃO comer?

Gordura: alimentos com alto teor de gordura, como certos cortes de carne vermelha, pois atrasam a digestão.

Bebidas alcoólicas ou com cafeína: essas bebidas são diuréticas, o que dificulta na reidratação do corpo.

Quando comer:

A refeição pós treino deve ser feita até 30-45 minutos após terminar o treino. É o tempo em que o organismo está mais receptivo aos nutrientes, ocorrendo uma absorção otimizada dos mesmos e uma regeneração muscular mais eficaz.

 

Essas foram as nossas dicas de como manter uma boa alimentação pré treino e pós treino. Mas como manter uma alimentação regrada e saudável com o dia corrido onde temos que manter os treinos e compromissos em dia? Experimente a CoziBag. A CoziBag é uma bolsa de rápido cozimento no micro-ondas. Criada exclusivamente para o eletrodoméstico, com a CoziBag você pode fazer receitas rápidas, práticas, saudáveis e baratas no seu micro-ondas, sem precisar ser um grande chef.