Comida no micro-ondas faz mal? Médico explica

É comum ouvir falar que cozinhar no micro-ondas pode trazer danos à saúde. Na era das fake news, essa questão é ainda mais levantada.

Na opinião popular, a principal razão de toda essa preocupação é graças às ondas eletromagnéticas emitidas pelo micro-ondas – daí surge o nome do aparelho.

Mas, a pergunta é: essas ondas prejudicam, de fato, o organismo humano? Fomos atrás de explicações e encontramos algumas respostas. Continue com a leitura para saber mais!

Comida no micro-ondas faz mal? Entenda!

Uma dúvida frequente e bastante pertinente. Ninguém quer preparar uma comida contaminada ou que seja prejudicial à saúde de alguma forma, certo?

É uma preocupação tão grande que, inclusive, surgiram até fake news na internet afirmando que o uso de micro-ondas aumenta o risco de câncer, essa desmentida pelo próprio Ministério da Saúde.

Embora tudo não passe de uma mentira, esse tipo de dúvida não é comum apenas no Brasil, mas no mundo todo.

O médico Anthony L. Komaroff, médico na Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard), diz que muitas pessoas também o questionam sobre a segurança do micro-ondas.

Ele diz que há duas grandes perguntas em torno desse tema. A primeira é a respeito das micro-ondas eletromagnéticas e se elas podem prejudicar o organismo de alguma forma.

Anthony afirma que não existem estudos comprovando esse tipo de teoria, portanto ela pode ser refutada até que surjam provas concretas e reais.

As ondas eletromagnéticas do micro-ondas são muito semelhantes às outras ondas que temos contato no dia a dia, como a de rádio, por exemplo, porém de tamanho menor.

A segunda grande pergunta é a que questiona a probabilidade do micro-ondas fazer com que os nutrientes presentes nos alimentos se percam. Segundo Anthony, “cozinhar no micro-ondas é, na verdade, uma das formas de cozinhamento menos prováveis de perder nutrientes”.

Isso acontece porque quanto mais tempo o alimento demora em cozinhar, mais facilmente os nutrientes serão perdidos devido ao maior tempo de exposição ao calor.

Como o micro-ondas aquece/cozinha de forma rápida, os nutrientes tendem a ser mais preservados.

Quais os benefícios de cozinhar no micro-ondas?

O micro-ondas é um grande aliado na rotina gastronômica. Isso porque ele oferece inúmeros benefícios, como:

  • Alimentos aquecidos e/ou cozidos em pouquíssimo tempo;
  • Descongelamento rápido, dificultando a proliferação de bactérias;
  • Além de tempo, poupa dinheiro: não são necessários panelas, fogão, utensílios etc.;
  • Comidas mais saudáveis e menos gordurosas, pois não há a necessidade de colocar óleo para o preparo da refeição;
  • Graças a menos exposição do alimento ao calor, conserva os nutrientes em uma escala consideravelmente maior em comparação ao preparo no fogão.

A CoziBag é uma bolsa de cozimento via micro-ondas que chegou para revolucionar o conceito de preparo de refeições. Com tecnologia exclusiva, ela cozinha com a própria água dos ingredientes, o que preserva em até 84% mais os nutrientes.

Agora é possível cozinhar receitas boas e saudáveis em poucos minutos. A CoziBag é ideal para quem tem uma rotina agitada, mas que não abre mão de uma alimentação saudável e fresca. Também é indicada para quem não possui muita habilidade na cozinha ou que não gosta de passar horas em frente ao fogão.

Clique aqui e compre a sua agora mesmo.

Sinta-se livre para preparar refeições completas, saudáveis e muito nutritivas no micro-ondas em até 5 minutos!