Alimentação saudável infantil: 5 dicas práticas

A alimentação saudável infantil é extremamente importante para o crescimento e interfere diretamente em como será o comportamento alimentar do indivíduo na fase adulta.

É importante adaptar os horários e alimentos das refeições conforme a rotina e necessidade da criança. Mas, lembre-se sempre, é imprescindível o acompanhamento pediátrico e de uma nutricionista especializada em alimentação infantil.

Hoje trouxemos algumas dicas para você levar mais saúde ao dia a dia do(a) seu/sua filho(a), confira!

 

 

Alimentação saudável infantil começa na geladeira
Quando você abre a sua geladeira, que tipo de alimentos você encontra: frituras e comidas rápidas ou proteínas e vegetais?

Isso diz muito sobre o tipo de alimentação que você e sua família mantém!

Por isso, aprenda a cuidar bem da sua geladeira para que você possa preparar refeições saudáveis. Sempre a deixa preenchida com frutas, legumes, gorduras magras e menos carboidratos.

Além do mais, seu filho(a) poderá escolher o que prefere comer e, desde pequeno(a), optará por comidas frescas e que fazem bem para sua saúde.

Coma na frente dos seus filhos
Em muitos casos, motivação pode ser o que falta para uma alimentação saudável infantil.

E comer bem na frente dos seus filhos pode ser uma ótima oportunidade para incentiva-los a fazer o mesmo – o que, em muitos casos, não aconteceria por livre e espontânea vontade.

Busque trazer novos alimentos para casa e proponha um lanche, almoço e/ou janta em família.

Você perceberá que o clima na mesa ficará muito mais alegre e saudável, assim como a alimentação. Faça um teste e depois descubra os resultados!

Evite distrações na hora da refeição
O almoço está servido, você chama seu filho(a), mas ele está entretido com algum programa na televisão ou jogo no celular/tablet.

Esse tipo de distração prejudica muito a digestão, tanto nos adultos como principalmente nas crianças.

A atenção da criança precisa ser inteiramente direcionada para o prato de comida. Assim, ela aproveita o momento, tem a chance de conhecer novos alimentos, sem as distrações da tecnologia.

Teste sempre novas receitas
Se até você cansa de comer o mesmo tipo de comida com certa frequência, imagina uma criança que está sempre buscando e descobrindo coisas novas.

É interessante (e muito importante) estabelecer um calendário onde, além de pratos do cotidiano (o famoso feijão com arroz), você possa preparar receitas diferenciadas.

Inove sempre, teste diferentes legumes em preparos diversos, brinque com frutas dentro dos pratos principais e busque diferentes tipos de proteínas.

Dessa forma, além de acabar com a repetição de receitas, tudo isso garante mais alegria e saúde. Vale a pena testar!

Deixe seus filhos participarem do preparo da receita
Se testar novas receitas é uma ótima forma de aprimorar a alimentação infantil, que tal colocar seu filho(a) para ajudar na preparação dos pratos?

Crianças tendem a recusar comidas prontas, já servidas no prato, inconscientemente por não saberem qual foi o processo até chegar ali.

Colocando as crianças nessa tarefa, o resultado pode ser incrível: você possibilita que elas experimentem novos sabores de uma maneira bastante divertida e desafiadora.

Mas, lembre-se sempre: nesses momentos, é importante que você esteja ao lado do seu filho(a) para que não aconteça nenhum imprevisto.

Para facilitar ainda mais esse tipo de brincadeira e melhorar a alimentação saudável infantil, você pode cozinhar refeições completas e saborosas diretamente no seu micro-ondas.

A CoziBag é uma  bolsa de cozimento via micro-ondas que permite o preparo de receitas completas de forma segura, fácil e rápida. Introduza seu/sua filho(a) ao preparo de alimentos de uma maneira bastante prática e divertida!

Quem disse que a cozinha também não pode ser um lugar para alimentar a criatividade?

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