Alimentação para aumentar a imunidade

Aumentar a imunidade pode ser uma preocupação e uma necessidade para muitas pessoas. E proteger seu organismo, fortalecendo seus glóbulos brancos, não é uma tarefa tão difícil quanto parece ser.

A baixa imunidade pode trazer diversas complicações ao corpo humano, como cansaço excessivo, frequentes infecções, aumento da gravidade de doenças “simples”, como gripes, resfriados e febre frequente.

Para que você tenha a saúde “lá no alto”, hoje iremos te ensinar como potencializar a imunidade do seu corpo apenas com alimentação saudável. Continue com a leitura!

É possível aumentar a imunidade com a alimentação?

Sabe aquele ditado, “você é aquilo que você come”? Ele é totalmente verdadeiro!

A má alimentação é uma das principais causas para a queda da imunidade.

Se você não come os alimentos adequados, seus glóbulos brancos não terão o necessário para revidar contra vírus, bactérias, fungos etc.

Uma boa alimentação preza por um prato colorido e saudável, cheio de variedades e substâncias vitais para o corpo – tais como vitaminas, sais minerais, proteínas.

É por isso que nós separamos alguns alimentos que são imprescindíveis se você busca aumentar a imunidade.

Alho e cebola

O alho e a cebola são ricos em substância anti-inflamatórias, antifúngicas e antivirais. Reduzem o risco de diversos tipos de câncer e ajudam a afastar gripes, resfriados e inúmeras inflamações/infecções.

São ricos em vitaminas A, B e C, por isso ajudam – e muito – a aumentar as barreiras do sistema imunológico.

Gengibre
Vitaminas C e B6 é o que não faltam no gengibre. Além de ser um alimento bastante versátil, sendo útil tanto para o preparo de bebidas, quanto para o preparo de receitas, o gengibre possui alta propriedade anti-inflamatória. Um aliado e tanto do sistema imunológico!

Clique aqui e aprenda a fazer um delicioso salmão com gengibre em apenas 3 minutos!

Frutas cítricas
Sua mãe provavelmente já falou para você consumir laranja para não pegar gripes e resfriados, não é?

Acontece que frutas cítricas (como a laranja, o limão, morango, acerola, entre outras) são poderosíssimas para blindar as defesas do corpo.

São ricas em vitaminas, fibras, produzem enzimas que combatem o colesterol, diminuem os riscos de câncer e evitam problemas cardíacos.

Pimenta

Além de ser uma delícia e dar sabor extra em toda receita que é colocada, a pimenta é uma fonte riquíssima de betacaroteno – substância que, após ingerida pelo organismo, se transforma em vitamina A (que ajuda muito no combate a infecções).

Tomate

O tomate é o queridinho de muitas pessoas, especialmente para preparar molhos artesanais e bem saborosos. O bom da fruta é que ela apresenta licopeno, ótima substância para combater problemas cardiovasculares.

Oleaginosas

Sabe o que é rico em zinco e vitaminas? As oleaginosas: castanhas, amêndoas, gérmen trigo, milho etc. Elas são essenciais e muito importantes para a boa alimentação humana, agitando no combate à diminuição da imunidade do organismo.

Vegetais verdes escuros

Eles podem até não parecer tão apetitosos para algumas pessoas, mas vegetais com aparência verde escura são vitais para o bom funcionamento do corpo humano. Brócolis, espinafre e couve, por exemplo, contêm muito ácido fólico – o que incentiva o surgimento e a formação de novos glóbulos brancos, responsáveis pelo sistema imunológico.

Uma maneira rápida e saudável de cozinhar vegetais é ao vapor. Com a CoziBag, você cozinha vegetais em pouquíssimos minutos no micro-ondas, preservando em até 84% mais os nutrientes! Clique aqui e saiba mais sobre a CoziBag.

Iogurte

Quando falamos em iogurte, falamos do natural – feito apenas de leite e fermento lácteo. Eles contribuem muito no combate a bactérias gastrointestinal, ajudando no controle da própria microbiota intestinal. O iogurte natural é rico em cálcio e vitamina D, que também lutam com infecções intracelulares.

Vimos aqui a importância da alimentação para o combate a baixa imunidade. Comer saudável é o primeiro passo para adquirir uma melhor qualidade de vida.

Sem tempo para preparar refeições saudáveis? Conte com a CoziBag, bolsa de cozimento de micro-ondas que cozinha em pouquíssimos minutis com a própria água dos ingredientes, preservando melhor os nutrientes. Compre já a sua!